Noticias

04/02/2019 - Animais do zoológico ganham sorvetes para amenizar o calor

Para amenizar o calor intenso deste verão, os animais do zoológico do Parque Temático Cidade da Criança receberam sorvetes de frutas e legumes preparados pela equipe do hospital veterinário do Parque Ecológico.

O zoológico conta, atualmente, com cerca de 300 animais, alguns espécimes receberam os sorvetes, mas a guloseima congelada não substituiu a alimentação normal de nenhum indivíduo do plantel.

De acordo com a zootecnista Glenda Rosa Siqueira Santos os sorvetes foram preparados de acordo com a dieta de cada animal, os papagaios, araras, mutuns, jacutinga, jacupembas, anhuma, tucanos e cervos receberam vários pedaços de frutas com poucos legumes, todos congelados apenas com água, sem açúcar ou conservantes.

“No caso do hipopótamo Toicinho, o sorvete era constituído por uma porção maior de legumes e apenas um tipo de fruta, o oferecimento de sorvete é uma forma de enriquecimento ambiental, pois altera a rotina dos animais e estimula instintos naturais”, explica a zootecnista.

Durante a realização do enriquecimento ambiental, e após a interação dos animais, foram adotados todos os cuidados para não colocar os animais em risco. “O objetivo dessa atividade é diminuir o estresse térmico dos animais, por isso apenas em dias de calor intenso o sorvete é adicionado ao cardápio”, completa Glenda.

O zoológico do Parque Temático Cidade da Criança é aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h. Para agendar uma excursão envie um e-mail: agendamento@cidadedacriancaprudente.com.br

Downloads