22/02/2019 - CIOP SE REUNE COM OS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS PARA IMPLANTAÇÃO CÂMARA SETORIAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO SERVIÇO UNIFICADO DE ATENÇÃO A SANIDADE AGROPECUÁRIA – SUASA

O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista – CIOP, reuniu-se na tarde do dia 21/02/2019, às 13h00min com a participação dos Municípios Consorciados integrantes da Região Administrativa de Presidente Prudente e teve como pauta a instalação da Câmara Setorial da Agricultura e Pecuária para implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Dentre os assuntos discutidos, o Diretor Executivo do CIOP, Sr. Carlos Augusto Vreche, informou que o objetivo do SUASA é garantia a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços como a qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo. Salientou, ainda, que a importância do SUASA consiste para as pequenas agroindústrias como a facilitação da inserção dos produtos no mercado formal-local, regional e nacional.

Destacou, também, que ações como essas só são possíveis graças ao repasse de recursos pela União Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pela Caixa Econômica Federal, com valor de investimento de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), para aquisição de veículos automotores, equipamentos eletrônicos e de informática, bem como móveis de escritório e mobiliários. Esclareceu que o CIOP já realizou as licitações públicas e firmou contratos necessários para o desenvolvimento das ações.

Para finalizar, informou que segundo dados do IBGE, nossa região é considerada uma das mais carentes do Estado de São Paulo, e, com a implantação do SUASA, certamente se toma um grande passo para o fortalecimento do empreendedorismo em nossa região, principalmente para agricultura familiar.