O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será implantado no Oeste Paulista. Durante uma reunião online realizada nesta quarta-feira (22), organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIOP), pela Unipontal e pela Prefeitura de Presidente Prudente, o projeto técnico elaborado pelo Ministério da Saúde foi apresentado a prefeitos e gestores dos municípios consorciados.
A
Central de Regulação de Urgências (CRU) será instalada em Presidente Prudente, aproveitando a estrutura já existente do SAME. Além da central, a capital regional receberá
sete ambulâncias para o serviço, sendo seis Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
Nesta etapa inicial, outras cinco
Unidades de Suporte Básico (USB) serão entregues à região, contemplando os municípios de:
- Estrela do Norte
- Euclides da Cunha Paulista
- Rosana
- Sandovalina
- Teodoro Sampaio
Próximos Passos
O desdobramento imediato será a formação de um
grupo condutor para dar continuidade aos estudos de mapeamento das demais unidades de suporte básico e avançado. O objetivo é garantir que todo o território regional seja alcançado. O grupo também definirá os valores de rateio para o custeio do serviço e coordenará as atividades junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS-XI) e à rede hospitalar.
O coordenador-geral de Urgência do Ministério da Saúde,
Felipe Augusto Reque, participou do encontro e ressaltou a viabilidade do projeto.
“Estamos caminhando para o melhor desenho para a região. Sabemos que é um desafio grande, mas o Ministério está empenhado, junto aos municípios, para que o serviço aconteça de forma eficiente”, pontuou Reque.
O papel do Consórcio
O CIOP atuará na organização técnica, sendo responsável pela contratação de profissionais e pelo gerenciamento do rateio de custos. Além disso, o consórcio, em parceria com a Unipontal, mantém o papel de articulador político e técnico entre os municípios, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para viabilizar a operação do SAMU.
O diretor executivo do CIOP,
Mário Henrique Machado, celebrou o avanço e ressaltou a urgência histórica da implementação do serviço na região.
“É um marco para nossa região. Somos a única do Estado que ainda não tem SAMU e isso é um prejuízo para a população. Mas vamos trabalhar em conjunto, áreas técnicas e políticas, para que o serviço inicie com qualidade para ampliar o cuidado com os cidadãos do Oeste Paulista. É algo que irá salvar muitas vidas”, afirmou Machado.
Como o SAMU funciona?
O SAMU possui uma Central de Regulação de Urgência (CRU) que recebe todos os chamados e direciona qual tipo de veículo deve se deslocar para a ocorrência. Existem dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB), com condutor socorrista e técnico de enfermagem, e a Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com condutor socorrista, médico e enfermeiro.
Após a avaliação, a CRU informa o destino mais adequado para o paciente, considerando a localização e a capacidade da unidade de saúde para atender a ocorrência. Esse processo evita deslocamentos desnecessários e diminui as filas e a lotação nos hospitais.